Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de julho de 2012

APRESENTAÇÕES NA NOITE CULTURAL

Encenação: "A profecia do beato que dizia que o sertão vai virar mar"

Conselheiro que um dia instituiu um modo diferente de convivência entre os homens. Saiu de Quixeramobim e ganhou o Nordeste como uma figura messiânica, liderando o arraial de Canudos no sertão baiano ao qual atraiu milhares de pessoas.  Entre verdades e mentiras muito ainda precisa ser estudado e dito sobre Antonio Conselheiro - esse beato que está presente na História do Nordeste e que não se absteve diante à opressão do poder, somente pelo propósito de igualdade entre os seres.

Professor orientador: Juliana Lima
Alunos: Enéas, Wcleiton, Jaqueline, Fernanda, Cirly, Andressa, Clara e Talita.





Dança: "Vaqueiro: figura lendária do sertão nordestino"
O herói do sertão. Valente, destemido, guerreiro. Personagem muito importante no desenvolvimento da economia cearense no início da colonização. Hoje é considerado uma figura quase lendária e em extinção. No sertão nordestino já não é visto com tanta freqüência. Em muitos lugares o cavalo foi substituído por uma moto e indumentária (gibão de couro) por camisa e calça jeans.

Professor orientador: Juliana Lima
Alunos: Alan, Fabiana, Jefersson, Tainara, Jorge Henrique e Fernanda.









Cordel: "Parteira: uma figura feminina no sertão "
O sertão apresenta personagens singulares de sua cultura que, aos poucos, estão se perdendo em meio a modernidade. Cada uma possui sua singularidade que a torna inesquecível. As parteiras eram aquelas que, estavam pronta a atender qualquer parturiente, seja a qual hora fosse. Entendia o corpo feminino como ninguém e mesmo sem o saber médico fez muitas crianças vir ao mundo. Assim, após pesquisa de campo, onde alunos entrevistaram uma parteira, apresentando em sala de aula um riquíssimo seminário composto por entrevistas, fotos e relatos, tem-se agora a declamação de um cordel.

Professor orientador: Juliana Lima
Aluno: Macílio Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário